Design Editorial
Livros Quadrinhos Internet Periódicos
Livro
A palavra “livro” deriva do latim líber
termo inglês “book” vem da palavra bok que indica “beech tree”
um tipo de árvore (espécie de faia)
Códex, termo que define os antigos livros, teve origem na palavra latina
caudex, palavra usada para indicar o tronco de uma árvore.
Os escribas egípcios podem ser considerados os primeirosdesigners de livros!
Eumênio II – Pérgamo – Pergaminho (pele da cordeiro)
Gregos / Romanos – Códice (placas de madeira)
Papiro egípcio x Papel Chines
No século VIII a produção de papel havia se espalhado pelo mundo islâmico
e mais tarde, na Espanha (sob domínio mouro), foi construído o primeiromoinho de papel da Europa.
A invensão de Gutenberg não tinha nada de novo, porém suas conseqüênciaspara a evolução da civilização ocidental (e mundial) são incauculáveis!
Design Editorial
Definição
Dicionário Houaiss “coleção de folhas de papel, impressas ou não, cortadas, dobradase reunidas em cadernos cujos dorsos são unidos por meio de cola, costura etc. Formandoum volume que se recobre com capa resistente.” Enciclopédia Britânica “mensagem escrita (ou impressa) de tamanho consideráveldestinada à circulação pública e registrada em materiais leves, porém duráveis o bastante para oferecerem uma relativa portabilidade” “Livro: Um suporte portátil que consiste de uma série de páginas impressas e encadernadas que preserva, anuncia, expõe e transmite conhecimento ao público, ao longo do tempo e do espaço.”
Andrew Haslam.
Design Editorial
Indústria Editorial
Futuro do livro
Internet, e-books, vídeo etc.
O poder da palavra impressa
Revoluções, ciência, transformação pessoal.
Processo de criação de um livro
Quais os personagens envolvidos?
Design Editorial
Indústria Editorial
Autor
Pessoa que cria uma obra literária inédita e apresenta finalizada à um agente ou diretamente ao editor. Autores conhecidos não tem necessidade da obra completa para firmar contratos. Suaremuneração gira em torno de 8% à 10% do valor de venda da obra.
Agente literário
Agentes representam o trabalho de seus clientes junto aospotenciais tomadores. São geralmente especializados por gêneroliterário e sua função principal é tecer uma rede de contatos emtorno da obra do autor. Recebe comissão sobre o processo devenda da obra, seu trabalho é de grande valia à qualquer autor.
Editor
Responsável pela publicação, assume todos os custos do projeto, pode ser tanto pessoa física (editor) quanto jurídica (editora).
Portanto assume todos os custos de produção, tradução, imagense ilustrações, produção editorial e eventuais serviços de terceiros.
O editor também cuida de conceitos relacionados ao marketing eà criação de catálogos editoriais (selos).
Design Editorial
Indústria Editorial
Revisor
É o profissional encarregado de revisar tanto texto quanto dadostécnicos contidos no livro. Pode também atuar como revisor de provas impressas no sentido de controlar a impressão eacabamento. Normalmente contratado como freelancer paraestabelecer o grau de adequação da obra ao seu público-alvo.
Consultor
Muitas vezes, dependendo do foco da obra, é necessária aparticipação de um profissional especializado em determinadaárea, ou seja, um consultor técnico. Os consultores contribuemcom idéias e lêem as sinopses e os esboços preliminares paraopinarem sobre a pertinência das informações contidas nooriginal.
Diretor de arte
Título que se refere a um cargo específico dentro da editora, podendo ser um designer que trabalha junto com ilustradorese/ou fotógrafos. O diretor de arte normalmente tem experiênciaem design , uma vez que é o responsável pelo visual de toda aprodução da editora. As editoras modernas consideram aidentidade visual de seus livros extremamente importante.
Design Editorial
Indústria Editorial
Designer
O designer é responsável pelo projeto da natureza física do livro, seu visual e sua forma de apresentação, além de cuidar doposicionamento de todos os elementos da página. Em conjuntocom o editor, o designer seleciona o formato do livro e decidecomo será o seu acabamento. Os designers planejam grades,
selecionam a tipografia e o estilo do layout da página. Elestambém trabalham com os pesquisadores de fotos, ilustradores efotógrafos fazendo a direção de arte e preparando imagens. Odesigner e o editor trabalham juntos na supervisão do processode prova. Nos dias atuais, muitos livros de não ficção temorientação visual, sendo freqüentemente os designers osidealizadores de livros ou de coleções para as editoras.
Ilustradores e fotógrafos
Especialistas responsáveis pela criação das imagens usadas noslivros geralmente trabalham como freelancers e são contratadospara determinado projeto. Em alguns livros as imagens sãoelementos tão importantes que seu criador é responsável peloprojeto visual, juntamente com o autor do texto, o editor e odesigner, que nessa situação trabalham em sintonia.
Design Editorial
Indústria Editorial
William Morris foi um dos pricipais fundadores do Movimento das Artes e Ofícios britânico e é mais conhecido como designer depapéis de parede, tecidos padronizados e livros, além de escritor depoesia e ficção e um dos fundadores do movimento socialista naInglaterra.
O conflito trágico na vida de Morris era seu desejo não realizado de criar objetos belos a preços acessíveis — ou mesmo de graça —
para as pessoas comuns, enquanto que o resultado na vida real era sempre a criação de objetos extremamente caros para uma minoriaóbvia.
Em janeiro de 1891, Morris fundou a editora Kelmscott Press em Hammersmith, Londres para produzir exemplos de designaprimorado de impressão e livros. Ele desenvolveu tipos claros deletras, tais como seu tipo 'dourado' romano, que foi inspirado pelotipo do antigo tipógrafo veneziano Nicolaus Jenson, e bordas decorativas medievalizadas para livros que eram inspirados pelos incunabula do século XV e suas ilustrações talhadas em madeira. A seleção de papel e tinta e a preocupação com a integraçãocompleta entre tipo e decorações nas páginas fez da KelmscottPress a mais famosa das gráficas particulares do Movimento dasArtes e Ofícios.
William Morris
Design Editorial
Indústria Editorial
Gerente de direitos autorais
Responsável pela administração dos contratos de cessão de direitos autorais com seus diversos detentores – autores, ilustradores, fotógrafos etc. Também controla como o material depropriedade da editora é reproduzido em diferentes mercados, tais como edições internacionais.
Gerente de marketing
O gerente de marketing trabalha junto ao gerente de direitos autorais e é responsável por promover e vender direitos paraoutras editoras e os livros editados para os varejistas ao mesmotempo em que supervisiona a distribuição. As atribuições dogerente de marketing incluem o desenvolvimento de estratégiasadequadas para a colocação de séries específicas ou do catálogode livros da editora no mercado.
Impressor
No Brasil quem trata da impressão é uma gráfica especializada em impressão e acabamento de livros. No exterior é comum aespecialização, ou seja, gráficas que somente imprimem eempresas que tratam do acabamento. Também é prática correntea impressão de livros em outros países (especialmente na ásia)
onde o custo é muito menor.
Design Editorial
Indústria Editorial
Acabamento, serviços especiais e encadernação
Os profissionais de acabamento são responsáveis por quais quer atividades do processo de produção após a impressão, incluindocolagem ou encadernação. Eles geralmente contam comequipamentos especializados para execução de processos comopicotagem, impressão em relevo, douração, corte-e-vinco edobra.
Gerente de distribuição e divulgadores
É responsável pelo controle do estoque e pela reposição de livros para os distribuidores e livrarias. Coordena também os chamados“divulgadores”, ou melhor, aqueles que entram em contato diretocom varejistas, em especial distribuidoras e grandes redes delivrarias.
Varejista
O número de canais pelos quais os livros são vendidos se amplia continuamente. A quantidade de livreiros independentes, quepossuem uma única livraria, diminui durante muitos anos pelaimpossibilidade de concorrer com os descontos das grandesredes. Com isso nota-se um aumento considerável nos mercados
especializados, editoras que se dedicam à nichos específicos de mercado. Outro ponto importante são os clubes de livros, muitocomuns na Europa e América do Norte, respondendo por cerca de20% das vendas anuais.
Design Editorial
O princípio do livro
Fluxo de trabalho
Autor -Editora -Editor – Designer -Produção -Impressão -Distribuição – Varejo
Editora -Autor -Editor – Designer -Produção -Impressão -Distribuição – Varejo
Editora -Editor -Autor – Designer -Produção -Impressão -Distribuição – VarejoIlustrador / Designer / Fotógrafo – Autor – Editora – Editor -Produção -Impressão Distribuição
– Varejo
“O modelo de desenvolvimento de um livro com
freqüência é chamado pelos editores de 'ocaminho crítico'. Ele identifica a ordem dos estágios-chave e é geralmente acompanhado porum cronograma de produção detalhado.”
“ Atualmente há uma postura editorial que vemmudando o conceito de edição. A figura do autorcomo conhecemos está desaparecendo e em seulugar está surgindo escritores que produzem textos sob encomenda.”
Design Editorial
O processo do design
“O design é uma mistura de decisões racionais conscientes que podem ser analisadas e decisões subconscientes que não podem ser deliberadas tão prontamente, uma vez que derivam da experiência e da criatividade do designer.”
Documentação
Análise
Conceito
Expressão
Abordagens possíveis de um projeto:
Design Editorial 200
O processo do design
Documentação
Todo design gráfico envolve o trabalhode documentação. Ela registra epreserva as informações por meio do
texto e da imagem, embora possatomar muitas formas: um sumário, um manuscrito, uma listagem, um conjuntode figuras, uma fotografia etc.Sem documentação não há designgráfico: livros, revistas, jornais,
pôsteres, sinais de rua, websites; nãohaveria linguagem visual preservada, somente meros gestos.
É o ponto de partida para o livro, podeser usada como uma abordagem editorial e de design como quando
documentam-se situações, pessoas efatos históricos.
Design Editorial
O processo do design
Análise
O pensamento analítico está presenteno design de todo e qualquer livro. Oslivros que se apóiam mais fortementenessa abordagem são aqueles quelidam com informações factuais complexas. Os que exibem mapas, gráficos, diagramas, tabelas, indexações intrincadas ou referências cruzadas são projetados para que oleitor compare e confronte os dados informados. A análise nasce do racionalismo: é a busca por um padrão discernível dentro de uma massa de informações.
Design Editorial
O processo do design
Expressão
Uma abordagem expressiva ao design é motivada pela visualização dasemoções do autor ou do designer. Évisceral e passional. O design expressivo é freqüentemente lírico, não se destina a transmitir
significados para a mente, mas propõe questionamentos e convida à reflexão. Muitos designers tornam-se autores ou co-autores com o objetivo de controlar, eles próprios, o conteúdo.
Design Editorial
O processo do design
Conceito
Em uma abordagem conceitual procura-se uma “grande idéia” um conceito básico que possui uma mensagem. Muitas vezes chamada de “idéia gráfica” é definida pelo pensamentoreduzido, no lugar do expandido: idéiascomplexas são destiladas em visuais sucintos e vigorosos, com freqüência, relacionados a engenhosos títulos, slogans e premissas de marketing.
Uma coleção de livros é unida porum conceito que deve permear o design, ilustração, fotografia,
acabamento etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário